sábado, 20 de outubro de 2012

Personagens da vida

 A maneira como vejo o mundo, pode parecer agressivo para quem cultiva ideias moralistas vindas com os portugueses e herdadas da idade média. Veja bem: IDADE MÉDIA!!!!!
Certas coisas não aceito e nunca aceitei. Tenho revisto a série Gabriela, exibida pela Globo e nela existem personagens que vão de encontro ao assunto aqui em pauta.
. Uma falsa moralista, que faz questão de fala
r da vida dos outros, de pregar o certo, de estragar a vida alheia através de comentários maldosos e se revela uma antiga prostituta.
. Uma prostituta que se apaixona e que termina como esposa honrada de um rico coronel. Por que não? Crê-se que por ser uma mulher da vida, não tem coração?
. Uma jovem moça pura da sociedade, criada com esmero, entrega-se, deixa-se desvirgindar-se e é entregue a prostituição pelo próprio noivo após ter a herança roubada pelo mesmo! Porque ninguém a defende desta injustiça mesmo conhecendo-a?
. Um homem de família da sociedade, descobre-se saindo e sustentando um gay.
Mas esta série, adaptada da obra de Jorge Amado, se passa por volta de 1920! Quanta semelhança com a nossa sociedade, não?
Semana passada me deparei com alguns personagens dessa série na vida real e tenho certeza que se você a assistisse, também identificaria alguns de seus semelhantes.
Não consigo aceitar certas máscaras e ideias que ando revivendo depois de tantos anos:
. julgar uma mulher pela roupa que veste (roupa curta, fora de moda, cores). Você já pensou que pode faltar bom senso a esta pessoa?
. Homem falar mal de mulher. Olha, homem fofoqueiro, jacaré nós mulheres queremos distância. Homem deve ser discreto nessas coisas. Aliás amigas, vou começar a mostrar a vcs quem são eles para que vcs não caiam na boca do povo.
. Falta de união entre as mulheres. Nós mulheres temos o hábito terrível de concorrer pelo macho enquanto eles nos dividem feito tortas. Tenho um grupo de amigas que felizmente isso não acontece. Nos protegemos e testamos o sexo oposto antes de aceitá-los entre nossos amigos, conversamos entre nós, nos apoiamos.
Teria muitas outras ideias aqui a serem colocadas, mas o fundamental nisso tudo é a ideia machista. Essa, infelizmente é difícil de ultrapassar. Anos passam e nós somos dominadas por estas ideias. O machismo ainda é forte e uma grande barreira para a felicidade entre os sexos. O pior é que as mães são obrigadas e passar adiante essas ideias se não quiserem ver as filhas massacradas pelos hipócritas. Felizmente meus filhos tem duas mães: aquela que vos escreve agora e a outra que os ensina a serem mascarados para quem precisam.
Não roubar, não matar, não cometer injustiça, não mentir, não intrigar, não ferir a integridade alheia e outras coisinhas é que são ideias importantes, estas que envolvem teu caráter, teu espírito elevado, tua pessoa. Conheço "quenga" mais gente que muita "donzela" da sociedade Imbeense e Tramandaiense e muito gay mais honesto que muito metido a homem que tem por ai, principalmente no nosso congresso.
O que é errado? O que é certo?
Jaila Maria*

Nenhum comentário: