segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mulher de verdade

Vejo tanta coisa escrita sobre o que é ser mulher de verdade...uns afirmam que tem que ter bom humor, celulite, gostar de futebol, não ter vaidade; outros descrevem uma mulher de verdade como inteligente (mas o que é ser inteligente?), que não vai a academia, nem a salão de beleza, que não anda na moda; e tem alguns que colocam a mulher de verdade como a erótica, fatal, que usa salto, espartilho, trata o homem como farrapo e despreza o sexo oposto a não ser para praticar sexo!
Como ser uma mulher de verdade diante de tantas verdades? Será que terei que desaprender tudo que os homens de minha vida me ensinaram para ser uma mulher? Não poderei trocar pneu, nem uma torneira, nem um chuveiro, nem pintar a casa, nem cortar a grama, nem limpar a caixa de gordura, nem construir um muro como meu pai ensinou? Não poderei trocar as lâmpadas, arrumar a fiação, trocar os espelhos das tomadas, consertar eletrodomésticos como meu irmão me ensinou? Não poderei fazer nós, usar uma furadeira, cortar minha própria grama, lixar bem uma madeira, como meu outro irmão ensinou? Será que terei que abandonar os tênis, as calças desbotadas, os coletes rasgados, os lenços encaveirados e meu jeito apaixonado de ser?
A partir de hoje abandonarei a academia, voltarei a ter celulite, barriga e bunda caída, não usarei maquiagem e nem esconderei minhas rugas, viverei de ler e me instruir apenas para discutir assuntos diversos com filósofos, políticos, cientistas e adeptos, não pintarei mais os cabelos para esconder os brancos e passarei em minha pele, no máximo, um creme de 1,99, irei me dedicar somente ao bordado, pintura de meus panos de prato, meu crochêzinho e tricozinho e jamais, jamais voltarei ao salão de beleza. Será que Jabor e CIA irão ficar satisfeitas?
Impossível afirmar o que é ser uma mulher de verdade, pois há uma verdade em cada mulher. Uma verdade construída ao longo da vida que se mistura com as verdades das pessoas com quem conviveu, os lugares que visitou, as culturas que conheceu e até com as camas nas quais deitou. Todas são únicas e especiais para alguém que aceita e gosta de sua verdade!
JM*

Nenhum comentário: