sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Coisas de gente.

Tem dia, mesmo para os mais otimistas e de bem com a vida, que acordamos cansados. Coisas acontecem que nos deixam exaustos de tanto lutar. Nesse dia não tem conversa nem silêncio que nos console. É um momento que a gente fica estagnado, espantado diante de tanta surpresa.
Não estranhe se você ficar triste, não é depressão. Apenas um sentimento de impotência diante das escolhas. Você irá olhar o passado e repensará teus valores, tuas decisões, opiniões...
Se você tem filhos, esse dia será mais longo. As surpresas serão maiores, assim como teu sentimento de impotência. O repensar será mais profundo e o conflito diante de tantas incertezas será imenso. Você irá se encher de perguntas retóricas, já que nesse monólogo não haverá plateia.
Se você é uma mulher sem um companheiro ou se escolheu um homem que não o é, vai ser um dia mais desgastante ainda: não terás com quem dividir as tarefas de dúvida e insegurança. Sim, porque nesse dia nem aquele amigo mais antigo, aquele que sabe tudo de você poderá ouvir o que nem você tem coragem de dizer. Nesse dia teus sentimentos serão muito secretos porque lembrarás de coisas que te envergonhas de ter sentido, feito e falado; terás raiva por não ter feito e falado o que foi sentido. Porque ninguém gosta de admitir isso. Admitir tudo isso seria fragilizar-se e abrir a guarda não é bom para uma mulher com tantas responsabilidades e sozinha feito você.
Nesse dia você irá chorar à toa, irritar-se-á com facilidade, não dará moleza aos comentários maldosos e insensíveis, irá preferir dar as costas do que lutar, porque nesse dia tudo estará difícil, teu corpo não obedecerá a energia que há em você. Será uma bipolaridade imensa! O medo que surgir não será por você, mas por aqueles que amas, porque o sofrimento deles é o teu sofrimento. E ai você descobre que estava assim porque se sentiu assustada diante de tanta coisa que ultrapassou e outras tantas que estão por vir.
És uma reta, esse dia é o ponto e juntos irão determinar o ângulo a ser criado.
Se você ainda não passou por esse dia, prepare-se, pois amadurecer faz parte.
Jaila Maria*

Nenhum comentário: