DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
Como ocorre este processo?
Individual
Gradual
Continuo
Condições necessárias para a aprendizagem
Saúde física e mental
Motivação
Maturação
Inteligência
Concentração
Atenção
memória
Qual a relação entre aprendizagem e afetividade?
Ensino ----Prática Social
Individuo – Sociedade
Capacidades básicas para a aprendizagem:
Desenvolvimento da motricidade geral:
Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.
Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,
abstração do corpo, força muscular.
Área Sensitivomotora
Equilíbrio e ritmo, organização do corpo no espaço, habilidades
para reações rápidas,de destreza e agilidade.
Discriminação tátil.
Sentido de direção, lateralidade,orientação espacial
Área de habilidades perceptivo- motoras
Acuidade auditiva, decodificação auditiva, associação audioverbal,
memória auditiva,seqüência auditiva.
Acuidade visual, coordenação e acompanhamentos visuais,
discriminações visuais, de formas, figura fundo, memória visual.
Perceptivo motora
Coordenação muscular, visomotora fina,
Manipulação visomotora de forma e espaço, velocidade de aprendizagem
Visomotora, percepções gustativas e olfativas.
Área do desenvolvimento da linguagem
Vocabulário
Fluência na comunicação
Articulação das palavras.
Áreas das habilidades conceituais
Conceito de número
Classificação e seriação
Informação geral
Compreensão
Área de habilidades sociais
Aceitação social
Julgamento de valor
Maturidade social
Criatividade e invenção.
Distúrbio x Dificuldade x Problema
Distúrbio- O aluno como centro
Comprometimento neurológico
Dificuldade- Aluno Mais Ambiente
Problemas de ordem sócio-culturais
Diagnóstico
Considera-se que uma criança tenha distúrbios de aprendizagem quando:
- Não apresenta um desempenho compatível com a idade.
- Apresenta discrepância entre o desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas.
Expressão oral ou escrita
Compreensão de ordens orais
Habilidade de leitura e compreensão
Cálculo e raciocínio matemático
As principais causas dos problemas de aprendizagem
Causas físicas
Causas sensoriais
Causas neurológicas
Causas emocionais
Causas cognitivas
Causas educacionais
Causas sócio-econômicas.
Principais causas físicas
Perturbações transitórias
Atingem tanto o professor quanto os alunos.
Dores de um modo geral
Doenças parasitárias
Febre
Doenças alérgicas
Doenças infantis
Desnutrição
Perturbações permanentes
Deficiência orgânica
Não tenham um órgão, membro
Paralisia nos membros
Malformação congênita ou hereditária.
Principais causas sensoriais
Visão:
- Reclamação das crianças: dor de cabeça, tontura, náusea,
visão nublada, ardume coceira nos olhos, incapacidade de enxergar.
Principais causas
Comportamento:
- Fecha ou cobre os olhos
- Projeta a cabeça para frente
- Pisca excessivamente
- Contorce o rosto ao ler
- Chora freqüentemente
- É desajeitada nos movimentos do corpo
- Mantém material próximo do rosto
- Usa o dedo para seguir o que leu
Comportamento:
- Pula linhas ou relê
- Não se lembra do que leu
- Tem desprazer em ler
- Tem dificuldades em ler ou soletrar
- É desatenta.
Principais causas emocionais
Fracasso escolar
Delinqüência juvenil
Obesidade
Enurese
Tiques
Gagueira
Ansiedade
Medos fobia
Principais causas neurológicas
Retardamento mental
Lesão cerebral
Centros nervosos da: fala,dos movimentos, da memória
, da aprendizagem , audição, visão, olfato,gustação tato equilíbrio.
Disfunção cerebral mínima:
- Distúrbios neurológicos falta de coordenação motora.
- Distúrbio da inteligência; dificuldades de atenção aprendizagem.
- Problemas de comportamentais; indisciplina, depressivo,agressivo, exibicionista.
Problemas escolares:
- Falta de concentração, disgrafia, disortografia, discalculia.
Distúrbio da motricidade:
- Hiperatividade,percepção visual,organização temporal,
orientação e estruturação do tempo e do espaço.
Dificuldades de Linguagem.
Principais causas intelectuais
Perturbações ou distúrbios intelectuais.
Os superdotados.
Limítrofes.
Principais causas sócio-econômicas
Classes sociais
Carência cultural
Privação cultural
Causas educacionais
Influência familiar:
- Ambiente físico e social do lar
- Nível cultural e educacional familiar
Influência do meio escolar:
- Ambiente físico e social da escola
O professor seu planejamento currículo e métodos
Interação professor aluno
Alunos x Família x Escola.
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