quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Desvendando os distúrbios da aprendizagem.

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Como ocorre este processo?

Individual

Gradual

Continuo

Condições necessárias para a aprendizagem

Saúde física e mental
Motivação
Maturação
Inteligência
Concentração
Atenção
memória

Qual a relação entre aprendizagem e afetividade?

Ensino ----Prática Social

Individuo – Sociedade

Capacidades básicas para a aprendizagem:

Desenvolvimento da motricidade geral:
Rolar, sentar andar correr remessar,pular, dançar.
Auto identificação, localização do corpo,esquema corpora,

abstração do corpo, força muscular.

Área Sensitivomotora

Equilíbrio e ritmo, organização do corpo no espaço, habilidades

para reações rápidas,de destreza e agilidade.

Discriminação tátil.

Sentido de direção, lateralidade,orientação espacial

Área de habilidades perceptivo- motoras

Acuidade auditiva, decodificação auditiva, associação audioverbal,

memória auditiva,seqüência auditiva.

Acuidade visual, coordenação e acompanhamentos visuais,

discriminações visuais, de formas, figura fundo, memória visual.

Perceptivo motora

Coordenação muscular, visomotora fina,

Manipulação visomotora de forma e espaço, velocidade de aprendizagem

Visomotora, percepções gustativas e olfativas.

Área do desenvolvimento da linguagem

Vocabulário

Fluência na comunicação

Articulação das palavras.

Áreas das habilidades conceituais

Conceito de número

Classificação e seriação

Informação geral

Compreensão

Área de habilidades sociais

Aceitação social

Julgamento de valor

Maturidade social

Criatividade e invenção.

Distúrbio x Dificuldade x Problema

Distúrbio- O aluno como centro
Comprometimento neurológico

Dificuldade- Aluno Mais Ambiente
Problemas de ordem sócio-culturais

Diagnóstico

Considera-se que uma criança tenha distúrbios de aprendizagem quando:

- Não apresenta um desempenho compatível com a idade.

- Apresenta discrepância entre o desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas.

Expressão oral ou escrita

Compreensão de ordens orais

Habilidade de leitura e compreensão

Cálculo e raciocínio matemático

As principais causas dos problemas de aprendizagem

Causas físicas
Causas sensoriais
Causas neurológicas
Causas emocionais
Causas cognitivas
Causas educacionais
Causas sócio-econômicas.

Principais causas físicas

Perturbações transitórias
Atingem tanto o professor quanto os alunos.
Dores de um modo geral
Doenças parasitárias
Febre
Doenças alérgicas
Doenças infantis
Desnutrição

Perturbações permanentes

Deficiência orgânica

Não tenham um órgão, membro

Paralisia nos membros

Malformação congênita ou hereditária.

Principais causas sensoriais

Visão:

- Reclamação das crianças: dor de cabeça, tontura, náusea,

visão nublada, ardume coceira nos olhos, incapacidade de enxergar.

Principais causas

Comportamento:
- Fecha ou cobre os olhos
- Projeta a cabeça para frente
- Pisca excessivamente
- Contorce o rosto ao ler
- Chora freqüentemente
- É desajeitada nos movimentos do corpo
- Mantém material próximo do rosto
- Usa o dedo para seguir o que leu

Comportamento:
- Pula linhas ou relê
- Não se lembra do que leu
- Tem desprazer em ler
- Tem dificuldades em ler ou soletrar
- É desatenta.

Principais causas emocionais

Fracasso escolar
Delinqüência juvenil
Obesidade
Enurese
Tiques
Gagueira
Ansiedade
Medos fobia

Principais causas neurológicas

Retardamento mental

Lesão cerebral

Centros nervosos da: fala,dos movimentos, da memória

, da aprendizagem , audição, visão, olfato,gustação tato equilíbrio.

Disfunção cerebral mínima:
- Distúrbios neurológicos falta de coordenação motora.
- Distúrbio da inteligência; dificuldades de atenção aprendizagem.
- Problemas de comportamentais; indisciplina, depressivo,agressivo, exibicionista.

Problemas escolares:
- Falta de concentração, disgrafia, disortografia, discalculia.
Distúrbio da motricidade:
- Hiperatividade,percepção visual,organização temporal,

orientação e estruturação do tempo e do espaço.
Dificuldades de Linguagem.

Principais causas intelectuais

Perturbações ou distúrbios intelectuais.

Os superdotados.

Limítrofes.

Principais causas sócio-econômicas

Classes sociais

Carência cultural

Privação cultural

Causas educacionais

Influência familiar:
- Ambiente físico e social do lar
- Nível cultural e educacional familiar
Influência do meio escolar:
- Ambiente físico e social da escola
O professor seu planejamento currículo e métodos
Interação professor aluno
Alunos x Família x Escola.

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